Planejamento de Férias

As férias chegaram!!! É a primeira vez que passo pela experiência de férias escolares, então deve ser por isso que devo estar empolgada! Hahaha. O Tito ainda não está entendendo esse negócio de férias muito bem e chora quando digo que ele não vai para a escola. Mas assim que perceber como as férias são legais, vai ficar feliz! Faz algumas semanas que venho juntando algumas ideias e por isso resolvi escrever esse post. Me ajuda a organizar as ideias e espero que ajude alguém aí a organizar as férias! (;

  1. Calendário – Ter uma visão geral do tempo disponível para as atividades de férias é a primeira coisa a fazer. Separe o calendário, verifique os dias e horários disponíveis para as programações. Não esqueça de colocar os compromissos mais sérios, como médicos, dentistas, cortes de cabelo, colônias de férias, escolas bíblica de férias, festas de aniversários e as viagens no calendário antes de começar o planejamento das atividades.
  2. Atividades – Liste todas as atividades que pretende fazer: aquelas ideias de Pinterest que nunca dão tempo de fazer nos dias corridos de escola, o cinema, o teatro, os playdates, os parques, noites do pijama, etc. Verifique os sites dos locais públicos (parques, teatros, museus, clubes) de sua cidade com as programações de férias. Anote aquelas que te interessam e transfira para o calendário. Quando cruzar todas essas informações, você poderá ter uma visão real dos horários escolhidos e priorizar as programações.
  3. Projetos – Escolha pelo menos um projeto grande para que as crianças trabalhem durante o mês todo. Um quebra-cabeça, uma leitura de um livro em família ou uma série de livros, um trabalho manual como crochet, bordado ou pintura.
  4. Voluntariado – Desde cedo é importante que as crianças tenham noção de que podem ajudar os outros, principalmente quando tenham tempo disponível para isso. Procure atividades de acordo com a faixa etária. Para os pequenos, tirar um dia para separar brinquedos que não brinquem mais ou agasalhos para doação, incentivar ajuda nas atividades domésticas também é importante: lavar e secar as louças, arrumar a cama diariamente, colocar roupas sujas na lavanderia. Nessa época muitas igrejas fazem escolas bíblicas de férias (EBF) e para as crianças maiores essa pode ser uma boa oportunidade para ajudarem ao próximo e ocuparem o tempo.
  5. Rotina – Para facilitar os dias da semana e a criança já estar preparada para o que vai acontecer, crie uma rotina de atividades para cada dia da semana. Para isso, criamos uma agenda que você pode imprimir e seguir durante as férias. Esse cronograma facilita a organização do ponto 2. Você pode preencher com suas próprias ideias! (;

Dicas Importantes:

  • Nunca coloque muitas coisas de uma vez na programação. As crianças não aproveitam e a probabilidade de rolar estresse é grande.
  • Procure programações que atendam todas as faixas etárias de seus filhos. Se não for possível na mesma programação, reveze os dias de atividades para cada faixa etária.
  • Não esqueça de sempre ter um plano B para as atividades externas. Se o tempo não estiver adequado ou se não conseguir o ingresso para o dia desejado, não demonstre desânimo, apenas transfira a programação para o plano B com a mesma empolgação!
  • Programe-se com antecedência para o evento. Deixe tudo preparado. Para atividades externas, saia cedo de casa evitando que estresses aconteçam e alterem o ânimo de todos.
  • Para crianças menores, não altere horários de sonos e alimentação só porque estão de férias. Elas ‘funcionam’ melhor quando mantém essas rotinas!
  • Lembre-se que você também precisa de algum dia de folga! Combine de deixar as crianças com alguém alguns dias,  reveze as atividades com seu parceiro ou com outras mães e tenha um tempo off só seu!

Boas férias! (;

Anterior
Anterior

Decoração | Casamento Liv e Thomás

Próximo
Próximo

Pic-nic na floresta